A Disney acaba de lançar sua tão aguardada releitura de um clássico animado: o novo filme da Pequena Sereia. Logo nos primeiros minutos do filme, somos transportados para um mundo subaquático que espera-se que fosse colorido e vibrante, mas é um tanto quanto opaco e com CGI que deixa a desejar em muitos momentos, se comparado com outras versões subaquáticas do mesmo estúdio, como o caso de Avatar 2.
Halle Bailey rouba a cena como Ariel, entregando performances cativantes e emocionantes. A nova Pequena Sereia traz um olhar mais moderno e diverso para os personagens, o que só enriquece a narrativa e a identificação do público. Destaque para as atuações de Daveed Diggs como Sebastião e Awkwafina dando voz para o Sabidão, ambos tem boas interações e entregam momentos de comédia durante o decorrer do filme. Já Jacob Tremblay, conhecido pelo filme “O Quarto de Jack”, acaba ofuscado no papel de Linguado, que parece mais um peixe morto do que algo cheio de vida e personalidade, como era no desenho.
Melissa McCarthy traz uma Úrsula com uma pegada mais de comédia e tem seu grande momento em Poor Unfortunate Souls, depois disso, a atriz não entrega uma performance amedrontadora como a vilã do desenho. Javier Bardem é um Rei Tritão mais “humanizado” e meio sem sal, e Jonah Hauer-King, vive um Príncipe Eric, traz um contraponto da Ariel em terras humanas, e apesar de uma atuação não tão expressiva, conseguiu capturar parte da personalidade do príncipe da animação original.
Uma das preocupações de todo fã da Disney ao assistir a uma releitura é a fidelidade ao material original. Felizmente, o novo filme da Pequena Sereia conseguiu capturar a essência do clássico de 1989, ao mesmo tempo em que traz elementos frescos e contemporâneos. A história central é mantida, com os momentos mais icônicos sendo reinterpretados de maneira criativa e respeitosa. Os fãs antigos encontrarão referências sutis ao filme original, que trazem uma sensação de nostalgia, enquanto os novos espectadores poderão se encantar pela primeira vez com essa história atemporal.
Falando em trilha sonora, Halle Bailey é a grande estrela do filme, literalmente, sua performance em “Part of Your World” é emocionante e tenho certeza que ficará marcada na carreira da atriz, assim como seu solo em “For the First Time”, que me lembrou muito “Belle” da Bela e a Fera, com a princesa conhecendo os arredores do castelo de Eric, “cantando” com uma voz em sua cabeça, se aproximando muito do que normalmente acontece nos musicais, marca registrada do compositor Lin-Manuel Miranda.
Jonah Hauer-King também ganhou um solo no filme, “Wild Uncharted Waters” funciona muito bem como música, mas em cena, parecia o Troy cantando Bet On It no filme “High School Musical 2”, proporcionando um leve momento de vergonha alheia no filme, correndo por penhascos e cantando. Outra música que causou muita polêmica antes do lançamento do filme foi “Kiss the Girl”, pois foi divulgado que a música sofreria alterações na letra, mas na realidade, foi apenas atualizada uma única estrofe, trazendo atualização e consentimento para a letra, um grande acerto do filme.
Em questão de desenvolvimento e roteiro, o terceiro ato do filme é um tanto quanto corrido, quiçá afogado, o grande embate com a Úrsula é escuro, e quase não se enxerga nada, parece que desenvolveram o filme bem até o segundo ato, e restou pouco tempo de tela para o grande final, resultando em uma edição picotada, cenas cortas do original, e uma batalha seguindo os modelos da batalha de GOT dos dragões, onde pouco se via o que estava acontecendo em tela, e para uma produção da Disney, é um ponto negativo.
O novo filme da Pequena Sereia é uma releitura mágica que consegue encantar tanto os fãs da Disney quanto o público em geral. Com sua trilha emocionante e fidelidade ao espírito do filme original, essa produção certamente se destaca como um sucesso. Prepare-se para mergulhar em um mundo submarino repleto de emoções e se deixar levar pela bela história de Ariel. O novo filme da Pequena Sereia é uma verdadeira pérola do cinema e uma experiência imperdível para todos os amantes da Disney.
Com mais de duas horas de duração e novas músicas inéditas em sua aclamada trilha sonora, o live-action de A Pequena Sereia já pode ser visto pelos brasileiros em suas redes de cinemas preferidas.
Confira a trilha sonora do live-action de “A Pequena Sereia”
A trilha sonora original do filme é criada por Alan Menken – que também trabalhou na animação lançada em 1989. Lin-Manuel Miranda atuou como compositor de algumas faixas inéditas para o live-action.
Além de canções clássicas como “Part of Your World”, a soundtrack da nova produção conta com músicas inéditas como “For the First Time”. Confira a lista de faixas:
- “Triton’s Kingdom” – Alan Menken
- “Part of Your World” – Halle Bailey
- “Fathoms Below” – Jonah Hauer-King, John Dagleish, Christopher Fairbank & Ensemble – The Little Mermaid
- “Part of Your World (Reprise)” – Halle Bailey
- “Under the Sea” – Daveed Diggs, Cast – The Little Mermaid & Disney
- “Wild Uncharted Waters” – Jonah Hauer-King
- “Poor Unfortunate Souls” – Melissa McCarthy
- “For the First Time” – Halle
- “Kiss the Girl” – Daveed Diggs, Awkwafina, Jacob Tremblay, Ensemble – The Little Mermaid & Disney
- “The Scuttlebutt” – Awkwafina, Daveed Diggs & Disney
- “Eric’s Decision” – Alan Menken
- “Vanessa’s Trick” – Alan Menken
- “Part of Your World (Reprise II)” – Halle Bailey
- “Kiss the Girl (Island Band Reprise)” – Alan Menken
- “Finale” – Alan Menken
Ouça as músicas no álbum abaixo: