“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” provoca reações divergentes nos fãs da saga. Enquanto alguns elogiam a direção expressiva de Francis Lawrence e a abordagem instigante do privilégio, outros argumentam que o filme não era uma necessidade na já saturada cultura pop repleta de prequels e spin-offs.
A narrativa, ambientada 60 anos antes dos eventos anteriores, explora a juventude do antagonista Coriolanus Snow e sua relação com a tributo Lucy Gray Baird. Como já era esperado, a violência marcante e a direção de arte que transporta os espectadores para a atmosfera distópica de Panem, com influências visuais dos anos 1950 e 1960.
A interpretação do diretor Francis Lawrence é central para o sucesso do filme, por sua abordagem expressiva, contrastada com a abordagem “quadradão” de outros cineastas. Como toda história de adolescente nos últimos 10 anos, temos novamente o dilema do personagem principal de escolher entre o amor, e escolher o poder, explorando a responsabilidade pessoal e cultural.
Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.
Novo Jogos Vorazes tem Capital bem diferente: “É como a Berlim pós-2ª Guerra”
Como a produtora Nina Jacobson avisou em entrevista ao Omelete, os fãs não vão reconhecer muita coisa da cidade em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, novo spin-off da saga.
“Nossa primeira cena é um flashback para a Capital na época da guerra, um período ao qual nos referimos muito nos filmes anteriores, mas que nunca vimos em tela antes”, explica ela. “A ideia é que finalmente possamos sentir os efeitos da guerra na própria geografia da Capital, que se torna uma paisagem cicatrizada, deformada. E mesmo durante a nossa história principal, dez anos depois, a cidade ainda está em processo de reconstrução.”
Para conceber a Capital dessas décadas sombrias, o diretor Francis Lawrence foi buscar inspiração em outra cidade que já viu a destruição da guerra: Berlim, onde a maior parte de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes acabou sendo filmada.
“A nossa inspiração para o visual da Capital foi a cidade de Berlim logo depois da Segunda Guerra Mundial”, diz ele, creditando o designer de produção Uli Hanisch por dar vida a essa visão. “Queríamos retratar como era a vida em uma dessas cidades em recuperação. Filmar em Berlim ajudou muito a visualizar como seria a arquitetura clássica da Capital em um período no qual ela ainda estava sendo idealizada.”
“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” traz um espetáculo visual e performances marcantes de atores como Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage e Viola Davis. O quinto filme da franquia (que é um prequels), oferece uma experiência cinematográfica, explora temas relevantes e apresenta uma visão única do universo de Panem.
Onde assistir aos filmes de Jogos Vorazes antes de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?
Jogos Vorazes chegou às telonas, pela primeira vez, em 2012 e, nos anos seguintes, ganhou três sequências: Jogos Vorazes: Em Chamas (2013), Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014) e Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015). Antes de conferir o novo capítulo da franquia, confira onde assistir aos outros filmes de Jogos Vorazes e dê o play na maratona:
Jogos Vorazes
Em Jogos Vorazes, nós conhecemos Katniss Everdeen, moradora do Distrito 12, um dos territórios mais pobres de Panem, um país nascido da região antigamente conhecida como América do Norte. Após a sua irmã mais nova ser sorteada para participar dos Jogos Vorazes, uma competição mortal promovida pela Capital para punir os distritos, a jovem se candidata para disputar em seu lugar e, agora, precisará enfrentar tudo e todos para sair viva da situação.
Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max
Jogos Vorazes: Em Chamas
Após sobreviver aos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen é jogada novamente na arena para lutar por sua vida no Massacre Quartenário, uma edição comemorativa da competição mortal, que acontece apenas a cada 25 anos. Porém, agora que acredita que não há mais forma de sair viva, a jovem traça um plano para instigar uma rebelião contra a Capital e incentivar os distritos a lutarem contra as injustiças de um governo opressor.
Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
Na primeira parte do último capítulo de Jogos Vorazes, Katniss Everdeen é resgatada com vida do Massacre Quartenário, mas descobre que a sua antiga casa, o Distrito 12, foi destruído pela Capital. Para sobreviver, ela é levada ao Distrito 13, que acreditava ter sido extinto há muitos anos, onde se prepara para liderar uma resistência contra a Capital e o seu líder, o presidente Snow.
Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video
Jogos Vorazes: A Esperança – O Final
No final de Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e seus aliados embarcam em uma missão de vida ou morte para libertar o povo de Panem da liderança de Snow. Agora, a Capital será transformada em uma arena ainda mais perigosa do que a dos Jogos Vorazes e a jovem precisará resistir a dores inimagináveis para alcançar o seu objetivo.
Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video
via rollingstone