BURN BOOK
  • FILMES
  • SÉRIES E TV
  • ANIMES
  • KOREA
  • GAMES
  • TECH
  • CRÍTICAS
No Result
View All Result
BURN BOOK
  • FILMES
  • SÉRIES E TV
  • ANIMES
  • KOREA
  • GAMES
  • TECH
  • CRÍTICAS
No Result
View All Result
BURN BOOK
No Result
View All Result

Mauricio de Sousa – O Filme: Uma Homenagem Afetuosa, Mas que Escolhe o Mito em Detrimento do Homem

Guilherme Carocia by Guilherme Carocia
1 de novembro de 2025
in Filmes, Críticas de Filmes
7.3k
SHARES
29k
VIEWS
Compartilhe no WhatsAppResumir com ChatGPT

Desde que teve a ideia de fazer uma cinebiografia sobre Mauricio de Sousa, o cineasta Pedro Vasconcelos já tinha um objetivo em mente: homenagear um dos maiores cartunistas brasileiros ainda em vida. Com a bênção e o apoio intenso do desenhista e toda a sua equipe, o projeto culmina em um filme que não surpreende, mas ainda consegue emocionar, idealizando a vida de seu protagonista e criando um mundo tão lúdico que pode até ser comparado com Walt Disney e sua magia.

É importante saber disso de antemão para não cair na armadilha de criar expectativas para uma grande revelação nos bastidores. Mauricio de Sousa – O Filme parece mais interessado em cultivar a aura positiva do que em explorar a complexidade do homem por trás dos quadrinhos. Este é um filme tão marcado pela positividade e o otimismo que, até quando o protagonista chora, ele o faz sorrindo. As dificuldades do protagonista são importantes, mas nunca são retratadas como grandes o suficiente para tirar o ar positivo da história.

E é justamente na criação de momentos mágicos que o longa de Vasconcelos mais cativa. É impossível não se emocionar quando Mauricio de Sousa desenha a Mônica pela primeira vez. O mesmo vale para suas inspirações para Cebolinha, Magali e Cascão. Tem algo de verdadeiramente mágico em poder observar a criação desses personagens que já estão tão marcados no imaginário brasileiro. No entanto, essa abordagem adotada pelo filme acaba evidenciando seu maior problema. A narrativa caminha com extrema cautela, como se pisasse em ovos, ao tentar representar uma figura tão importante.

Essa “cinebiografia publicitária” retrata o biografado quase exclusivamente sob a ótica de um gênio carismático que conquistou tudo com base na força de vontade. A abordagem é tão higienizada que ignora completamente os aspectos mais controversos de sua trajetória profissional, justamente os que poderiam tornar a narrativa mais envolvente e revelar um lado mais humano. É o mesmo tipo de narrativa vista em Bohemian Rhapsody, quando Freddie Mercury acorda e, do nada, tem a ideia completa da música título. Aqui, vemos Mauricio tendo epifanias que brotam inteiras a partir de lembranças da infância, como ouvir uma criança falando exatamente como o futuro Cebolinha ou imaginar toda a Turma do Penadinho só porque viu alguém se cobrir com um lençol. É ingênuo acreditar que séries como Os Monstros ou A Família Addams, populares na infância do autor, não tenham exercido nenhuma influência.

Um dos aspectos mais discutíveis da produção é a escolha de Mauro Sousa, filho do biografado, para interpretar o pai. À primeira vista, a decisão parece fazer sentido pela evidente semelhança física. No entanto, Mauro não só é um ator que precisa restringir sua interpretação ao que foi aceito por um “comitê de qualidade”, como também tem a desvantagem de não possuir uma experiência maior com dramas cinematográficos, o que o limita a ser exatamente a figura sorridente e sem muita personalidade que o roteiro exige. Inicialmente, pode ser difícil se acostumar com ele caracterizado como um menino de 18 anos, mas, conforme o tempo passa, o ator vai se encaixando ainda mais no personagem.

Por sorte, o filme conta com um elenco de apoio que consegue ser melhor aproveitado. Thati Lopes, interpretando a primeira esposa de Mauricio, Marilene, serve como um alívio cômico com várias falas engraçadas e tão bem entregues que parecem ter sido improvisadas. O mesmo acontece com Diego Laumar, o ator mirim e o craque do jogo, que interpreta Maurício na infância. Desta vez, um intérprete que consegue passar a ideia de alguém carismático e sonhador sem parecer que está em um comercial de margarina.

Muito do que compromete o filme vem da direção de Pedro Vasconcelos e Rafael Salgado, que constroem a narrativa inteiramente em torno das limitações impostas pelo enredo. Essa abordagem parece ter influenciado também a estética repetitiva do longa, marcada por planos médios recorrentes e inúmeros closes no rosto de Mauro de Sousa sorrindo após ter uma ideia genial.

Em meio a uma câmera parada a cada frame (como se realmente fosse um quadrinho) e inserções de ilustrações para deixar as cenas mais divertidas, Mauricio de Sousa – O Filme entrega justamente a homenagem que prometeu. No entanto, escolher abrir mão da autonomia criativa para agradar o biografado e confortar um público nostálgico é uma decisão que limita o potencial da obra. Incluir temas mais complexos, como o fato de ter passado boa parte da carreira sem creditar os roteiristas e desenhistas de seu estúdio, ou suas estratégias durante o período de censura, não seria difamação, mas sim o reconhecimento da complexidade de uma trajetória ímpar.

Veredito Final: Mauricio de Sousa – O Filme é um longa bem produzido que cumpre sua função central de homenagear e emocionar ao mostrar o nascimento de ícones nacionais. No entanto, sua escolha por uma narrativa segura, edulcorada e desprovida de conflitos reais o transforma mais em uma peça de marketing afetivo do que em uma cinebiografia reveladora e profundamente humana. É um filme para quem quer rever a magia da criação com um sorriso, não para quem espera entender as nuances do gênio por trás do império.

Mauricio de Sousa: O Filme – Brasil, 2025
Direção: Pedro Vasconcelos, Rafael Salgado
Roteiro: Pedro Vasconcelos, Paulo Cursino
Elenco: Mauro de Sousa, Diego Laumar, Thati Lopes, Emílio Orciollo Netto, Natalia Lage, Elizabeth Savala
Duração: 95 min.

Tags: análisecinebiografiaCríticaDiego LaumarMauricio de Sousa O FilmeMauro SousaPedro VasconcelosTurma da Mônica
SendSummarizeShare2902Tweet1814Share
Guilherme Carocia

Guilherme Carocia

Pós-graduado em Marketing e movido pela paixão por tecnologia e literatura, Guilherme transformou um blog pessoal, criado em 2010, no Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Como escritor, é coautor da aclamada série Minha Vida e tem contos publicados em antologias de grandes editoras como Wish, Villa-Lobos, Rouxinol e a Editora Burn Books, com destaque para “Estarei em Casa para o Natal”. No áudio, é criador e editor do BurnCast, podcast no qual é responsável pela curadoria, roteirização e pós-produção, consolidando sua expertise no universo digital e literário.

Related Stories

Stray Kids Ganha Sessões Exclusivas de Cinema no Brasil com Apoio do Rock in Rio e Kinoplex

Stray Kids Ganha Sessões Exclusivas de Cinema no Brasil com Apoio do Rock in Rio e Kinoplex

by Guilherme Carocia
29 de janeiro de 2026

O fenômeno global do K-pop, Stray Kids, ganha uma experiência cinematográfica especial no Brasil antes de sua aguardada atuação no Rock in Rio. Em uma parceria entre o...

Pecadores Conquista Recorde Histórico no Oscar 2026 com 16 Indicações

Pecadores Conquista Recorde Histórico no Oscar 2026 com 16 Indicações

by Guilherme Carocia
22 de janeiro de 2026

O cinema "Pecadores", dirigido por Ryan Coogler, entrou para a história ao se tornar o filme mais indicado de todos os tempos para o Oscar. A Academia de...

Oscar 2026: Guia Completo com Onde Assistir aos 10 Filmes Indicados a Melhor Filme

Oscar 2026: Guia Completo com Onde Assistir aos 10 Filmes Indicados a Melhor Filme

by Guilherme Carocia
22 de janeiro de 2026

A Academia revelou os indicados ao Oscar 2026, definindo a disputa pelo prêmio máximo da noite. A categoria de Melhor Filme reúne dez produções, desde grandes blockbusters até...

Oscar 2026: Filme Brasileiro “O Agente Secreto” Concorre em Múltiplas Categorias; Veja Todos os Indicados

Oscar 2026: Filme Brasileiro “O Agente Secreto” Concorre em Múltiplas Categorias; Veja Todos os Indicados

by Guilherme Carocia
22 de janeiro de 2026

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou oficialmente os nomeados para a 98ª edição do Oscar, marcando um momento histórico para o cinema brasileiro. O filme nacional...

Next Post
Park Bo-gum e Kim Nam-gil Estrelam “Canvas of Blood”, Filme de Épico Coreano Baseado em Fato Histórico

Park Bo-gum e Kim Nam-gil Estrelam "Canvas of Blood", Filme de Épico Coreano Baseado em Fato Histórico







Últimas Notícias

Stray Kids Ganha Sessões Exclusivas de Cinema no Brasil com Apoio do Rock in Rio e Kinoplex

Stray Kids Ganha Sessões Exclusivas de Cinema no Brasil com Apoio do Rock in Rio e Kinoplex

29 de janeiro de 2026
CBLOL 2026: LOS Mantém Invicta e Liderança Absoluta, Enquanto LOUD Reage com Força na Segunda Semana

CBLOL 2026: LOS Mantém Invicta e Liderança Absoluta, Enquanto LOUD Reage com Força na Segunda Semana

25 de janeiro de 2026

Em Alta

  • Crise na paiN Gaming: Derrotada pela W7M, Equipe Afunda na Lanterna do CBLOL 2026

    Crise na paiN Gaming: Derrotada pela W7M, Equipe Afunda na Lanterna do CBLOL 2026

    7272 shares
    Share 2909 Tweet 1818
  • Guerreiras do K-Pop: Ícones de perfil de Guerreiras do K-Pop acabaram de chegar na Netflix Brasil

    7850 shares
    Share 3140 Tweet 1963
  • CBLOL 2026: LOS Mantém Invicta e Liderança Absoluta, Enquanto LOUD Reage com Força na Segunda Semana

    7257 shares
    Share 2903 Tweet 1814
  • Worlds 2025: Lista Completa de Times Classificados, Formato e Data do Mundial de LoL

    7281 shares
    Share 2912 Tweet 1820
  • Stranger Things 5: Calendário Completo de Episódios e Horários de Lançamento na Netflix

    8414 shares
    Share 3366 Tweet 2104




BURN BOOK

Principais notícias do Cinema, Entretenimento, Séries e Tv, Hqs, Tech, Games & Esports! Cinema. Notícias · Crítica de Filme. Séries e Tv. Netflix.

Recent Posts

Especial de Wicked Tem Data Confirmada para Chegar ao Brasil pelo Prime Video

Oscar 2026: Exclusão de Ariana Grande e “Wicked: Parte 2” Surpreende e Define Disputa por Melhor Atriz Coadjuvante

22 de janeiro de 2026
Wicked: Parte II – 5 Motivos Para Não Perder a Conclusão do Musical Épico

Wicked no Oscar: A Contundente Ausência do Musical na Maior Premiação de Hollywood

22 de janeiro de 2026

Categorias

Últimas Notícias
Filmes
Séries
Animes
Games

  • Anuncie
  • Contato

© COPYRIGHT 2025 - BURN COMPANY. Todas as imagens de filmes, redes sociais e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

No Result
View All Result
  • FILMES
  • SÉRIES E TV
  • ANIMES
  • KOREA
  • GAMES
  • TECH
  • CRÍTICAS

© COPYRIGHT 2025 - BURN COMPANY. Todas as imagens de filmes, redes sociais e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.