Todo filme tem um ritmo. Independente do gênero, sempre há um andamento no desenrolar da história e um dos principais aspectos que tornam esse compasso hipnotizante à audiência é a edição.
Seja nos cortes de câmera, no ajuste de coloração ou enquadramento, é possível observar em grandes filmes da história que quando bem utilizada, a edição coloca o longa-metragem em outro patamar.
No entanto, é um recurso sutil que às vezes pode passar despercebido pelo grande público e ser notado somente por especialistas ou ainda profissionais que também trabalham editando.
Para ilustrar a diferença que esta técnica faz se usada com criatividade, listamos 5 grandes filmes que se destacam pelas suas edições diferenciadas:
1. Baby Driver (2017)
Quando Baby (Ansel Elgort) rouba o carro de um grande mestre do crime (Kevin Spacey), ele se vê obrigado a trabalhar para ele como motorista de fuga em roubos a banco. O filme tem uma trilha sonora frenética e a edição do filme está em sincronia constante com a música, o que torna os cortes e os ângulos trazidos pela película ainda mais inovadores e únicos. Foi considerado um dos melhores filmes da década.
2. Touro Indomável (1980)
Mais uma das grandes atuações entregues por Robert De Niro que com a direção impecável de Martin Scorsese transforma este filme em uma experiência incrível. No papel biográfico do boxeador Jake LaMotta, o longa traz lutas vibrantes com cortes dinâmicos a cada golpe e grandes planos abertos que rapidamente se fecham, criando uma transmissão artística e viva desta linda e trágica história.
3. Coraline e a porta secreta (2009)
Dentre as técnicas de filmagem, existe uma que se destacou nas animações, trazendo produtos finais inovadores: o stop motion. Coraline e a Porta Secreta traz uma garota intrépida que encontra outro mundo em sua casa quando se vê entediada de sua vida. A história e o filme são lindos, e a técnica de stop motion, que consiste em animar fotos de bonecos de massa em sequência, torna a obra toda única aos olhos e garantiu diversos prêmios ao longa.
4. Cidade de Deus (2002)
O aclamado longa-metragem nacional dirigido por Fernando Meirelles é um dos favoritos dos cineastas e academias no mundo todo, sendo exaltado como uma das grandes obras cinematográficas do século.
Sendo usado até como exemplo de excelência nas universidades mundo afora, a cena que se passa da perspectiva de uma galinha em fuga, com Meirelles logo atrás dela, perseguindo-a em uma cadeira de rodas para que pudesse filmá-la de um ângulo específico é apenas uma das soluções inovadoras trazidas pelo diretor e louvadas por especialistas.
5. Star Wars – Uma nova esperança (1977)
O mundo imaginado por George Lucas, com fortes inspirações no cinema japonês de Akira Kurosawa, trouxe guerras espaciais, naves cruzando o espaço e guerreiros com sabres de luz em um universo fantástico. As técnicas de edição e sonoplastia utilizadas por Lucas eram inéditas no cinema até então e foram essas soluções inventivas que possibilitaram trazer a vida um futuro tão tecnológico à vida nas telonas.