A saúde mental é um dos tópicos mais presentes nas conversas cotidianas, depois de tantos anos de tabu e preconceito sobre distúrbios mentais. Um dos distúrbios mais comuns em todo o mundo é a depressão, que muitas vezes é acompanhada de ansiedade. No artigo seguinte, apresentamos uma seleção de filmes que tratam destas questões. Convidamos você a entender um pouco mais sobre isso através da sétima arte e a desfrutar dos jogos de cassino online.
Little Miss Sunshine
Esta é uma comédia que mostra como a depressão pode ser um assunto de família. Com exceção de Olive, a personagem principal e filha mais nova, todos os membros da família Faris lutam contra os fantasmas mentais que os limitam. A sua delicada saúde mental muitas vezes os faz atacar uns aos outros, exacerbando a sua depressão. As únicas pessoas verdadeiramente “felizes” da família são Edwin e Olive. Duas pessoas, no início e no fim da vida, que compartilham um vínculo profundo.
O caráter de Franks introduz os termos “depressão” e “suicídio” no vocabulário da jovem Olive, que começa a se preocupar com problemas como a depressão. Frank fala principalmente com Dwayne, que também está deprimido e só pode se comunicar no papel. A pressão para ganhar ou perder divide os personagens, que de uma forma ou de outra acabam sendo “perdedores”, mas decidem, no final, trabalhar juntos como uma família através de seus problemas.
Cake
Claire Bennet interpretada por Jennifer Aniston está passando por um momento difícil em sua vida, sofrendo não apenas de depressão, mas também de dor crônica, resultado de um acidente no qual o seu amado filho morreu. Para piorar a situação, enquanto ela estava no grupo de apoio, uma das meninas que freqüentava o grupo acabou tirando sua própria vida. Isto a motiva a tentar se suicidar.
No entanto, a memória da menina do grupo de apoio a ajuda a perceber sua realidade, impedindo-a de cometer o ato e tornando-a mais consciente do curso de sua própria existência. O filme também aborda, talvez muito sutilmente, o problema do vício em drogas como os antidepressivos e analgésicos. Eles proporcionam um alívio ocasional da dor, mas não oferecem os complexos benefícios da psicoterapia.
The Hours
Toda a história acontece ao longo de um único dia; trata-se de três mulheres em épocas e gerações diferentes, cujas vidas estão ligadas através do romance de Virginia Woolf. Nicole Kidman interpreta Virginia Woolf em 1923, enquanto escrevia ‘Mrs. Dalloway’, Julianne Moore é uma esposa infeliz que leu o livro em 1951.
E Meryl Streep interpreta uma editora bissexual moderna de Nova York que cuida de uma amiga escritora, com quem teve um caso na juventude, nos estágios avançados da AIDS e decidiu dar uma festa para ele. A adaptação de Stephen Daldry se concentra na depressão das três mulheres em momentos diferentes durante um único dia.