Em comunicado divulgado hoje, Will Smith decidiu renunciar como membro da organização responsável pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em nota, o ator afirma:
“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”, disse Smith, em nota.
A Academia chegou a dizer que Will Smith se recusou a deixar o evento e que iniciou um “processo disciplinar” — as possíveis punições incluiriam “suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta”.
A declaração do ator continua:
“Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão.”
via uol